quarta-feira, 11 de março de 2009

Três Palavras pelo prof. Ten. A. Mendes Nunes - Maio 1955

Eu era muito novo para entender, os filhos do Ten. Mendes Nunes eram ainda mais novos. Não faço nenhuma ideia se os manos Mendes Nunes, já adultos e bem formados, leram este texto de conteúdo tão sumarento ou se os vou surpreender com um escrito pelo punho do pai há 54 anos. Entendi-o pela primeira vez ao lê-lo ontem, quando recebi a cópia da Revista do IVS datada de 10.06.1955, enviada pelo nosso 14, António Mendes Nunes. E o que posso dizer é que adicionadas mais umas tantas descobertas científicas desde Maio de 1955, o AntónioMN pode publicar na sua revista ou jornal. Nada mudou desde então, a não ser para pior. O texto mantém-se actual.
Creio que o miolo do pensamento do Ten. Mendes Nunes está neste excerto que retirei do texto:
Suponho que sabem que clicando sobre as imagens, o texto aparece ampliado, portanto mais legível, numa janela separada.
Este, caros colegas, era o calibre dos educadores que tivemos no IVS nos anos 50! Este blogue bem merecia que encontrássemos mais colegas participantes e também os professores sobrevivente. E nada se perderia se conseguíssemos a participação dos descendentes, dos familiares mais chegados dos antigos alunos e se conseguíssemos fazer a ponte com os alunos dos anos 60 a 90 e com os actuais alunos do IVS. Só temos razões para nos orgulharmos de nos ter sido dado o privlégio de frequentar o IVS nesse tempo.
192

1 comentário:

Natércia Martins disse...

Na verdade, o meu pai era uma pessoa sábia, inteligente e compreensiva. Nós, os mais novos, é que pensamos de outra forma. Mas a vida repete-se e os nossos filhos, hoje pensam o mesmo de nós.
Há uma pequena passagem que me marcou para o resto da minha vida, após a sua morte, e ainda no velório.Houve uma pessoa que se aproximou da urna aberta e em surdina disse: " A sabedoria que vai dentro desta cabeça"
Foi embora . Nada mais disse.
Eu também nunca mais esqueci, nem esqueço. Já lá vão 26 anos....
Este texto não o conhecia Não tenho o jornal, mas é bem ao estilo dele, meu pai.
Fica aqui a minha pequena homenagem. Lá onde quer que esteja, sei que vela pelos filhos, netos e bisnetos.Não chegou a conhecer os bisnetos e os netos mal os viu.
Os alunos do IVS eram como se fossem seus filhos. Amava aquele Instituto como a sua casa Deu muitas horas e dias de trabalho com a convicção de ser sempre a melhor atitude, o melhor para os patrões. A sua alma, tenho a certeza, descansa em paz, porque cumpriu a sua missão de educador com coragem e abnegação.