quarta-feira, 11 de março de 2009

IVS - Onde tudo começou

Instituto Vaz Serra, externato à esquerda, internato original à direita, antes do internato novo. Meus Caros, Temos novidades! O António Mendes Nunes, embora ocupadíssimo no lançamento de um novo jornal para o qual lhe desejamos os maiores sucessos, arranjou tempo para afastar as teias de aranha e limpar o pó a uns baús já esquecidos e mandou-me algumas pérolas sobre a história do IVS nos anos 54 e 55. Trata-se de cópias de dois jornais da época. Estou a estudar a melhor forma de os publicar, por que são extensos, mas têm notícias interessantíssimas sobre a vida do IVS. Para já, aqui vai o IVS como o encontrei em Outubro de 1952, sem o Internato Novo que sequer tinha sido começado. Se ampliarem a foto, verão que há gente a passar pela passadeira do campo de futebol e há um grupo de jogadores dentro da pequena área da baliza. Seria dia de treino ou mesmo de um jogo.
Por azar ou sorte das raparigas da terra, conforme o ponto de vista, a fonte era ali à direita ao fundo do internato e elas, vindas da aldeia, tinham de passar forçosamente entre os alunos. Era apalpadela certa, mas nunca nenhuma se foi queixar...
Para quem não tem, recomendo instalem o Picasa 3 em língua portuguesa brasileira - http://www.softonic.com.br/s/picasa-3/portugues - que permite guarda fotos e trabalhá-las de várias maneiras. Cuidado! Uma vez instalado, o Picasa 3 vai fazer o scan de todas as fotos no dísco rígido, mesmo as que foram apagadas. Se compraram um PC ou Laptop a alguém, vão ter surpresa com as fotos que o Picasa3 vai buscar. Portanto, depois de instalado, apaguem as fotos que não vos dizem respeito casa as não queiram guardar ou não queiram que sejam vistas por terceiros. Uma vez feito o download do Picasa3, podem fazer um grande número de operações: importar e exportar fotos, mandar por correio electrónico directamente do Picasa, fazer álbuns para cada evento, etc..

192

Sem comentários: