sexta-feira, 27 de março de 2009

Para Ti, ZIZA, sempre nossa Miss IVS 1960

Para Ti, Saudosa ZIZA, Sempre Nossa Miss IVS 1960
Nota do João: NA FOTO DO ANÚNCIO DA VENCEDORA, ATÉ AO VITOR CABRIL NÃO ME LEMBRO DOS NOMES, DEPOIS: GAMEIRO, JORGE, O FARDADO É GALAMBA, A SEGUIR É O MARTINS (FALTA A NOIVA) DE CACHECOL É, SUPONHO O PEDRO PERES.

Em Off (que ninguém nos ouve...) 1. João Facha a passar à Ziza um papelinho com as coordenadas da camarata; 2. João Facha apanhado em flagrante com a mão onde não devia... Condói a cara de comprometido do João...

Nota: Depois de colocar aqui esta cerimónia da entrega da faixa de Miss IVS 1960, com as fotos fornecidas pelo João Facha, informa-nos a Natércia do triste passamento da ZIZA.

Não vou mudar uma vírgula. Recordemos a ZIZA na plenitude e usufruto da sua feliz juventude, que connosco partilhou e deu o seu brilho, com aquele lindo sorriso ao ver-se coroada Miss IVS 1960.

Descansa em PAZ, ZIZA! Neste blogue serás lembrada com muita amizade e carinho.

_______________________________________________

Em tempo: Aconteceu algo extraordinário. O João e o Acácio falavam da mesma fotografia, só que a foto não era a que o João disponibilizou. O João acaba de emendar a mão e disponibilizar a foto com os nomes que enunciou.

12 comentários:

Natércia Martins disse...

Amigos: Tenho que dizer que a Ziza também já não está entre nós há já alguns anos. Casou com o Galamba e uns anos depois separaram-se. Não sei se tinham filhos A Ziza era uma das manas Moreira.

Sérgio Lopes disse...

Meus Deus! Também a Ziza nos deixou!

Parece que somos dos últimos de uma geração de ouro.

Descansa em PAZ, Ziza!

Sérgio Lopes disse...

De facto as parecenças entre as feições da Ziza Moreira e do irmão, cuja foto a Natércia publicou aqui
http://institutovazserra-antigosalunos.blogspot.com/2009/03/um-dos-manos-moreira.html, são impressionantes.

Acácio Leite disse...

DESCANSA EM PAZ , ZIZA

Sérgio parece-me que a legenda da foto do João a ler o nome da vencedora não condiz com a foto.

Estou certo ou estou errado ?

Sérgio Lopes disse...

Acácio,

O João está de pé, ao microfone que outro colega sustenta. O microfone está tapado pelo papel. Tu estarás a pensar que é o colega de fato escuro, sentado, quem anuncia?

Acácio Leite disse...

Facha

Revê lá a legenda onde estás a anunciar a vencedora .Vámos por partes : Cabril era alcunha pois ele vivia na barragem onde o pai trabalhava . O Martins não o vejo ( muito menos a noiva Sofia ) e o Peres , moçambicano - mulato - até era da minha família e não o vejo. Ou será que cortaste a foto ?
Um grande abraço

MIGUEL VAZ SERRA disse...

olá a todos
Peço desculpa de não vir por aqui mais vezes mas o trabalho por vezes não deixa....A Ziza era das pessoas mais simpáticas que por Cernache passaram, assim como os irmãos Carlos e Luís. A mãe Lurdes era irmã da Helena Guimarães, casada com o Sr.Tito Vitorino, filho do famoso Tullio.A Helena ainda é viva com os seus 80 e muitos e tem um filho também Pedro, primo da Ziza mas muito mais novo. Deve ter agora os seus 46,47 anos. O Galamba esteve na Guiné e encontra-se todos os anos num almoço de ex-combatentes com um cunhado meu, casado com a Madalena por isso sei que está bem.
beijos e abraços

Sérgio Lopes disse...

Obrigado Miguel!

As fotos da ZIZA coladas pelo João levaram a este desenvolvimento subscrito pelo Miguel Vaz Serra. Contribuiram decididamente para que se escrevesse mais um episódio da nossa história do IVS e da gente da terra onde passámos momentos tão felizes. Fomos recordados dos nomes de baptismo dos manos Moreira (Ziza, Carlos e Luís), da interligação via casamento das manas Guimarães à família Tullio). Ficámos a saber que a Helena ainda é viva (quem me ajuda a contactar com ela?) e que o Galama foi combatente na Guiné, e até com quem casou a linda Madalena (loirinha, olhos azuis, tipo anglo-saxã), etc.. Muitos não são do tempo do Jão, mas são do meu, e João e o Miguel fizeram a ponte entre gerações. Nada mais lindo neste passo da minha vida!

Sérgio Lopes disse...

Ó Acácio, vais ter de perguntar ao João Facha. A foto e os nomes são dele, eu limitei-me a colar a foto. Mas eu vejo um rapaz mulato, eventualmente 2, na foto, ainda que a objectiva estivesse naturalmente em cima do João e da mesa do Júri. Estão aqui http://farm4.static.flickr.com/3659/3401230497_7a9a798dd4_o.jpg

Claro que o João estava lá, terá uma opinião melhor e não se preocupou com pormenores de uma foto de que se lembra bem.

Sérgio Lopes disse...

No último comentário o URL para acesso à foto está incompleto. Penitencio-me. O URL correcto é este http://farm4.static.flickr.com/3442/3401458325_21cebf6e48_o.jpg

Sérgio Lopes disse...

O URL continua incompleto não sei por quê! Tento outra vez:

http://farm4.static.flickr.com/3442/3401458325_21cebf6e48_o.jpg

Copiem e colem na busca google.

Sérgio Lopes disse...

Ainda a foto do anúncio da vencedora do Miss IVS 1960, disputada pelo Acácio:

Bom, aqui desisto de colar o endereço URL. Por razões que desconheço, a última parte do endereço não funciona em comentários. Coloquei-a em P.S. na mensagem original, onde é só clicar para ver.