terça-feira, 31 de março de 2009
segunda-feira, 30 de março de 2009
sábado, 28 de março de 2009
Infinito
sexta-feira, 27 de março de 2009
Para Ti, ZIZA, sempre nossa Miss IVS 1960

Nota: Depois de colocar aqui esta cerimónia da entrega da faixa de Miss IVS 1960, com as fotos fornecidas pelo João Facha, informa-nos a Natércia do triste passamento da ZIZA.
Não vou mudar uma vírgula. Recordemos a ZIZA na plenitude e usufruto da sua feliz juventude, que connosco partilhou e deu o seu brilho, com aquele lindo sorriso ao ver-se coroada Miss IVS 1960.
Descansa em PAZ, ZIZA! Neste blogue serás lembrada com muita amizade e carinho.
_______________________________________________
Em tempo: Aconteceu algo extraordinário. O João e o Acácio falavam da mesma fotografia, só que a foto não era a que o João disponibilizou. O João acaba de emendar a mão e disponibilizar a foto com os nomes que enunciou.António Prior e Joaquim Silva
Não estão mesmo a matar? Que talento! E ainda há gente que gasta um balúrdio em academias de teatro...quinta-feira, 26 de março de 2009
Uma estrela
quarta-feira, 25 de março de 2009
O Sotão do Quim (da Nazaré)
Cerimónia de condecoração dos melhores alunos do ano 1961
O Delfim
terça-feira, 24 de março de 2009
Antigas Alunas em Excursão no Dia da Mãe de 1955
Os milagres são fáceis, o impossível demora um pouco mais. Pois estão identificadas quase todas as meninas na foto, com o precioso contributo da Natércia e da Cesaltina. Onde possível há um número em cima do bivaque ou na camisa ou ainda aos pés das meninas na primeira fila. Creio que não terão problemas em identificar. O facto é que estão aí algumas das colegas mais bonitas que nos acompanharam nos anos felizes que passámos no I.V.S.. Justo, pois, que se lhes preste tributo por terem sido excelentes colegas e amigas. Se alguém conseguir identificar as n/i agradece-se. Lamentavelmente, uma dessas meninas, cujo nome resolvi não revelar por não ter 100% de certeza, já não se encontra entre nós. Deixo à Natércia a identificação. Que a colega que nos deixou prematuramente descanse em paz e nos reserve um cantinho! Também não foi só namoricos. Algumas dessas colegas foram verdadeiramente amigas e quase preencheram o vazio das irmãs que nos faltaram. Não destaco nenhuma em particular, no caso de a memória me trair, mas elas estão aí e sabem; e até parece que foi tudo ontem! Como as recordo com saudade!
P.S. Recordo que clicando sobre a foto, ela aparece ampliada noutra janela, onde os nomes podem ser lidos com maior facilidade.
domingo, 22 de março de 2009
sábado, 21 de março de 2009
sexta-feira, 20 de março de 2009
Com as estrelas...
1989
quarta-feira, 18 de março de 2009
Memórias do Carlos Manuel Lopes Catalao nº 261 (1959-1966)
Natercia, o meu nome e Carlos Manuel Lopes Catalao nº 261 fui aluno do IVS de 1959 a 1966 do 1º ao 7º ano , fui colega do teu irmão o 14.terça-feira, 17 de março de 2009
domingo, 15 de março de 2009
sábado, 14 de março de 2009
Dr. José Vaz Serra
Cabe agora prestar a nossa homenagem ao Dr. José Vaz Serra, o Homem que na esteira do Dr. Gil Marçal recebeu a espinhosa missão de dirigir o Instituto Vaz Serra, fundado por seu pai o saudoso Comendador Libânio Vaz Serra.
Fê-lo com inteligência, muito tacto e humildade, de tal sorte que por vezes se tornava difícil destrinçar entre o director, o professor, o colega e o amigo. O Dr. José Vaz Serra - ainda vivo Graças a Deus -, aqui recordado com saudade e muito carinho, foi tudo isso num só Homem, numa conjuntura assaz complicada.
Ao Dr. José Vaz Serra o nosso obrigado num apertado abraço de mais de meio século de comprimento, cheio de carinho, que o seu sobrinho Miguel fará o favor de transmitir-lhe.
Sérgio Lopes (Aluno 192)sexta-feira, 13 de março de 2009
Antigos alunos
Só me lembro que o garoto que está ao colo do irmão era o Alberty. Eram netos do escritor Ricardo Alberty, penso que já falecido. O Alberty mais velho era uma ternura com o irmãozinho. Este mais novo, foi meu aluno na Instrução primária. O rapazito que está em primeiro plano nao sei. Devia ser meu aluno, também, mas já lá vão tantos anos.
Esta foto foi tirada pelos anos de 1966 - 67, na cantina - bar do edifício velho.
Recordo que o Alberty ( não lembro o primeiro nome ) fazia redacções maravilhosas.quinta-feira, 12 de março de 2009
O Baú do Jorge
quarta-feira, 11 de março de 2009
IVS no Dia da Raça, 10 de Junho de 1955
Assim era a formação dos alunos no IVS. Da foto reconheço dois, mas não recordo os nomes: Em pé, segundo à esquerda o filho do Prefeito Paiva e segundo do lado direito o filho prematuramente falecido do Dr. Gil Marçal.Três Palavras pelo prof. Ten. A. Mendes Nunes - Maio 1955
Poema de Rui Gomes
IVS - Onde tudo começou
Meus Caros,
Temos novidades! O António Mendes Nunes, embora ocupadíssimo no lançamento de um novo jornal para o qual lhe desejamos os maiores sucessos, arranjou tempo para afastar as teias de aranha e limpar o pó a uns baús já esquecidos e mandou-me algumas pérolas sobre a história do IVS nos anos 54 e 55. Trata-se de cópias de dois jornais da época. Estou a estudar a melhor forma de os publicar, por que são extensos, mas têm notícias interessantíssimas sobre a vida do IVS. Para já, aqui vai o IVS como o encontrei em Outubro de 1952, sem o Internato Novo que sequer tinha sido começado. Se ampliarem a foto, verão que há gente a passar pela passadeira do campo de futebol e há um grupo de jogadores dentro da pequena área da baliza. Seria dia de treino ou mesmo de um jogo.
terça-feira, 10 de março de 2009
Prof. e Escritor Ferreira de Lerena
segunda-feira, 9 de março de 2009
Batalhão de Alunos do IVS
Será o Galinha não sabe do paradeiro da Mimi, Natércia? Estou sob a impressão de que a Mimi estava a trabalhar em Cernache em qualquer coisa relacionada com assistência social. Temos de fazer um esforço para encontrar mais gente.




























