terça-feira, 31 de março de 2009

Quem É?

Para competir com a foto de barbas do Jorge da Cunha Fernandes. Quem é?
Bom, não sei se será competir com o Jorge ou com o Ché...

segunda-feira, 30 de março de 2009

Aqui vai mais uma foto. A contar da direita: Regina, Lucinda, Fátima, Cândida, Zé Patrão, Laura, Marília, Lisete, Madalena Helena Guimarães. Um delicioso piquenique.

sábado, 28 de março de 2009

Infinito

Dedicado a um dos " amores perdidos" na época do Instituto. Também é uma forma de recordar Mais uma vez agradeço ao Dr Manuel Vieira o que me ensinou. Obrigado Professor !! Infinito Olhei com lágrimas nos olhos O céu azul. Era límpido e transparente ... Tão transparente Que os meus sonhos Estampados no silêncio Vogavam ocultos numa bola de sabão ! A bolinha subia Reflectindo as cores do arco iris Rebolando ao vento. Subia alto. E queria sempre subir, Subir mais alto, sempre mais alto ! E tão alto subiu A minha bolinha de sabão, Tanto peso carregou Que a bola se desfez E caiu Sepultando para sempre Os meus frágeis sonhos Que estavam encerrados Numa bolinha de sabão. Feitos de espuma do mar Vogando no céu azul Tão transparente, Que tudo em mim Eram aladas ânsias. É longa a estrada Pela qual caminho Não tem mais fim ! Os meus passos fazem eco Como furtivos passos de gigante Num castelo deserto. Mas eu caminho sempre, Procurando sempre Aquilo que não encontro: Os meus sonhos sepultados Por louca leviandade Numa bola de sabão !! Natércia Nunes

sexta-feira, 27 de março de 2009

Para Ti, ZIZA, sempre nossa Miss IVS 1960

Para Ti, Saudosa ZIZA, Sempre Nossa Miss IVS 1960
Nota do João: NA FOTO DO ANÚNCIO DA VENCEDORA, ATÉ AO VITOR CABRIL NÃO ME LEMBRO DOS NOMES, DEPOIS: GAMEIRO, JORGE, O FARDADO É GALAMBA, A SEGUIR É O MARTINS (FALTA A NOIVA) DE CACHECOL É, SUPONHO O PEDRO PERES.

Em Off (que ninguém nos ouve...) 1. João Facha a passar à Ziza um papelinho com as coordenadas da camarata; 2. João Facha apanhado em flagrante com a mão onde não devia... Condói a cara de comprometido do João...

Nota: Depois de colocar aqui esta cerimónia da entrega da faixa de Miss IVS 1960, com as fotos fornecidas pelo João Facha, informa-nos a Natércia do triste passamento da ZIZA.

Não vou mudar uma vírgula. Recordemos a ZIZA na plenitude e usufruto da sua feliz juventude, que connosco partilhou e deu o seu brilho, com aquele lindo sorriso ao ver-se coroada Miss IVS 1960.

Descansa em PAZ, ZIZA! Neste blogue serás lembrada com muita amizade e carinho.

_______________________________________________

Em tempo: Aconteceu algo extraordinário. O João e o Acácio falavam da mesma fotografia, só que a foto não era a que o João disponibilizou. O João acaba de emendar a mão e disponibilizar a foto com os nomes que enunciou.

António Prior e Joaquim Silva

Meus Caros, O João Facha arrancou a âncora que o tinha “amarado” a uma azinheira centenária lá no monte alentejano em que se refugiou da complicada espécie alfacinha, agarrou no cajado para limpar as teias de aranha e o pó a um velho baú de recordações do IVS e mandou-me esta preciosidade! O António Prior e o Joaquim Silva, creio que numa peça de teatro em 1959 ou 1960. Também podiam estar a ensaiar com mestria a profissão dos seus sonhos: “polidor de calçadas”... Não estão mesmo a matar? Que talento! E ainda há gente que gasta um balúrdio em academias de teatro...
Obrigado, João.

quinta-feira, 26 de março de 2009

O Sotão do Quim (da Nazaré)

Baile de Festa Anual Dezembro 1957 Os manos Faias e o Quim os outros......

Uma estrela

É noite de lua cheia Verão imenso ! Olho as estrelas, o luar. Contemplo as sombras das árvores. Ouço o piar de um mocho Além o grito da raposa Um galo que canta na calada da noite. O que rompe o silêncio da noite ? Estranhos monólogos entabulados na mata ! Nasceu no céu uma estrela De onde veio ? Estranha descoberta! Nem quero saber Nem quero pensar. Para que ? Veio por ti, para ti. Poalha de oiro a envolver o mundo, Beijando pântanos e flores. Há por entre os densos ramos de verdura Mil beijos, mil perdões Tu que nunca reparaste em mim. Esta noite não estás só. Olha à tua volta! Que vês ? Não ! Não é miragem ! A estrela de mansinho desceu Beijou a tua fronte adormecida Numa estranha carícia de veludo: Porque essa estrela, sou eu !!!! Natércia Nunes Este blog é o resumo da nossa juventude, passado no Instituto, Somos todos quase da mesma idade. Quer dizer: somos todos velhos. Recordar é a coisa mais maravilhosa do mundo Recordamos com fotografias, recordamos as caras uns dos outros, recordamos os professores. Podemos também recordar alguns amores que ficaram " perdidos". Hoje, com estes versos recordo que os escrevi quando do meu 4º ou 5º ano, dediquei-os a um certo rapazinho, na altura. Hoje velho como todos nós. Nunca os leu. Se ele ler isto sabe a quem os escrevi, na época. Natércia

quarta-feira, 25 de março de 2009

O Sotão do Quim (da Nazaré)

A equipe do Hóquei em Campo do IVS Em primeiro plano o Quim, o segundo será o Bolinhas mais novo (alvitra o Vitor Carrilho) o terceiro o Daniel, quarto o Acácio, quinto o Victor Rosado, o décimo Sérgio....e mais não sei

Esta é a pedido do Sérgio, para ver se para a próxima levam a tenda...... Visita feita pelo TÓ , SÉRGIO, TEIXEIRA e NOGUEIRA (Encoberto) Época Balnear de 1959
na Nazaré

O Sotão do QUIM (da Nazaré)

A pedido do Quim (da Nazaré) como era conhecido pela malta vou colocar umas fotos
A identificação: Gerad., Zé João,Guerra,Zé Fernandes e Quim

Cerimónia de condecoração dos melhores alunos do ano 1961

Bem-vinda Maria Alice! Que prazer ter-te entre nós e espero comeces a participar, pois certamente terás histórias para contar. E, eventualmente, algumas sobre alguns dos mafiosos que já participam e no IVS viraram da década dos 50 para a dos 60. Não estão na tua foto... por que não estudavam como tu e os que lá estão... Mas são bons rapazes e raparigas ahahahah.
Tenho de agradecer ao filho da Maria Alice, o Jorge Coluna, que também andou no IVS uns anos mais tarde, por ter cumprido a sua promessa de arrancar esta foto à mãe. Mais duas gerações do IVS, que bom!
Um grande abraço aos dois.
Sérgio (192)

O Delfim

O Saudoso Manuel Delfim
Do João Facha recebi esta triste notícia:
"ENTÃO NÃO É QUE AINDA ENCONTREI MAIS DE 30 FOTOS QUE, DEVO CONFESSAR, ALGUMAS ME FIZERAM ASSOAR........
LEMBRAS-TE DO DELFIM? FAZ DIA 28 DESTE MÊS 27 ANOS QUE FALECEU. ERA A SUA DATA DE ANIVERSÁRIO. ENFIM, É MAIS POR OS QUE JÁ CÁ NÃO ESTÃO QUE ESTOU A FAZER ISTO. DEVEMOS-LHES ESTE RELEMBRAR."
Descansa em Paz, Delfim!
Recordar-te-emos sempre.

terça-feira, 24 de março de 2009

Encontro

Muita gente conhecida,mas já com alguma idade. Quem reconhece quem ? Há aqui muita gente conhecida.

Antigas Alunas em Excursão no Dia da Mãe de 1955

Os milagres são fáceis, o impossível demora um pouco mais. Pois estão identificadas quase todas as meninas na foto, com o precioso contributo da Natércia e da Cesaltina. Onde possível há um número em cima do bivaque ou na camisa ou ainda aos pés das meninas na primeira fila. Creio que não terão problemas em identificar. O facto é que estão aí algumas das colegas mais bonitas que nos acompanharam nos anos felizes que passámos no I.V.S.. Justo, pois, que se lhes preste tributo por terem sido excelentes colegas e amigas. Se alguém conseguir identificar as n/i agradece-se. Lamentavelmente, uma dessas meninas, cujo nome resolvi não revelar por não ter 100% de certeza, já não se encontra entre nós. Deixo à Natércia a identificação. Que a colega que nos deixou prematuramente descanse em paz e nos reserve um cantinho! Também não foi só namoricos. Algumas dessas colegas foram verdadeiramente amigas e quase preencheram o vazio das irmãs que nos faltaram. Não destaco nenhuma em particular, no caso de a memória me trair, mas elas estão aí e sabem; e até parece que foi tudo ontem! Como as recordo com saudade!

P.S. Recordo que clicando sobre a foto, ela aparece ampliada noutra janela, onde os nomes podem ser lidos com maior facilidade.

domingo, 22 de março de 2009

As Cabulíadas

Ainda um texto do jornal de 1953

sábado, 21 de março de 2009

Três velhotes !!!

Março de 2009agora é a minha vez: Quem são estes três ?

sexta-feira, 20 de março de 2009

Com as estrelas...

1989
Na linha do José Avelar com o Jorge de grandes barbas e cabelos, agora pergunto eu. Reconhecem alguém nestas fotos?
P.S. Por muito que os "raios" te partam Natércia, apresso-me já a dizer que nenhum(a) deles(as) é o teu irmão António. Além disso, que eu saiba, o António nunca esteve na Quinta das Celebridades. Paz nessa família, por favor!
E que no fundo, no fundo, bem analisada e reanalisada a foto, a chinocas rouba a cena. Era uma estampa de mulher com tudo no lugar certo e na medida certa, era sim senhor!

quarta-feira, 18 de março de 2009

Memórias do Carlos Manuel Lopes Catalao nº 261 (1959-1966)

Natercia, o meu nome e Carlos Manuel Lopes Catalao nº 261 fui aluno do IVS de 1959 a 1966 do 1º ao 7º ano , fui colega do teu irmão o 14.
Vi o teu contacto no site dos antigos alunos do IVS pelo que resolvi enviar-te esta msg. Ha cerca de 15 anos fui a Cernache a um jantar de antigos Alunos, depois dessa data nunca mais tive algum contacto.
Porque não organizar novamente outro jantar?.Todos os anos vou visitar Cernache para recordar a minha juventude.
Para me tentares localizar no tempo , não sei se te recordas de terem oferecido um cão perdigeiro alentejano ao teu pai. Foi o meu pai que lho ofereceu. Talvez assim te recordes de quem eu sou.
Um grande abraço para ti e para o teu irmão.
Carlos Catalao nº 261

terça-feira, 17 de março de 2009

As meninas do IVS (11, davam uma rica equipa de futebol, com guarda-redes e tudo)

As nossas brincadeiras ao recreio. Esta foto foi tirada pelo Benjamim. De quem andaria ele a " catrapiscar "?

O Batalhão de Alunos do IVS

Parada na rua . Ao lado esquerdo era uma estradita que dava com a quelha dos nossos namoros.

As meninas do IVS

Hoje encontrei esta.

Recordações da Natércia Mendes Nunes

António Mendes Nunos (14)O meu irmão ( 14 )

Quém Será

Identificado pelo José Avelar (IVS nº 351) como
" A personagem castiça é nem mais nem menos que o nosso colega Jorge da Cunha Fernandes aluno nº456 do IVS, que tinha como "hobby" tirar fotografias. Isto não é nenhuma brincadeira....é um exercício de memória, quem é que acerta e diz quem É esta personagem. Eu direi mais tarde

domingo, 15 de março de 2009

O Baú do Jorge

Jorge da Cunha Fernandes aluno nº456 do IVS Esta foto o seu segundo plano é eccensial pois apanha o Velho e o Novo IVS (confesso eu (351)
que me faz saudades é o Novo) O Jorge no pedestal de uma mesa de pedra que havia algures em Cernache

sábado, 14 de março de 2009

Dr. José Vaz Serra

Cabe agora prestar a nossa homenagem ao Dr. José Vaz Serra, o Homem que na esteira do Dr. Gil Marçal recebeu a espinhosa missão de dirigir o Instituto Vaz Serra, fundado por seu pai o saudoso Comendador Libânio Vaz Serra. Fê-lo com inteligência, muito tacto e humildade, de tal sorte que por vezes se tornava difícil destrinçar entre o director, o professor, o colega e o amigo. O Dr. José Vaz Serra - ainda vivo Graças a Deus -, aqui recordado com saudade e muito carinho, foi tudo isso num só Homem, numa conjuntura assaz complicada. Ao Dr. José Vaz Serra o nosso obrigado num apertado abraço de mais de meio século de comprimento, cheio de carinho, que o seu sobrinho Miguel fará o favor de transmitir-lhe. Sérgio Lopes (Aluno 192)

sexta-feira, 13 de março de 2009

Recordar é viver

Parte da fonte, o ginásio ao fundo e parte do antigo internato

A porta de entrada do antigo internato

A Fonte

Portão da Quinta das Àguias

Por aqui entrava-se para a capela onde ao Domingo se ia à missa. O Sérgio e o Zé Avelar iam ao Seminário porque queriam ir mais alto ( chegar a bispos e papas ) Afinal não passaram de papáveis.....

Quinta da Águias

Antigos alunos

Só me lembro que o garoto que está ao colo do irmão era o Alberty. Eram netos do escritor Ricardo Alberty, penso que já falecido. O Alberty mais velho era uma ternura com o irmãozinho. Este mais novo, foi meu aluno na Instrução primária. O rapazito que está em primeiro plano nao sei. Devia ser meu aluno, também, mas já lá vão tantos anos. Esta foto foi tirada pelos anos de 1966 - 67, na cantina - bar do edifício velho. Recordo que o Alberty ( não lembro o primeiro nome ) fazia redacções maravilhosas.

quinta-feira, 12 de março de 2009

O Baú do Jorge

O Fuguete Quem se lembra dele? Era a malta que á sucapa trazia comida do refeitório
Quem indentifica a personagem ou quem foi o seu autor.No que posso ajudar é no ano em que foi executado 1962.
Nota da administração: Será o Benjamim, segundo informação da Natércia Mendes Nunes.

O Baú do Jorge

Jorge da Cunha Fernandes, aluno nº 456.
Do aluno 456 uma pequena recordação
Duas das mais notáveis personalidades de sempre da vida de Cernache do Bonjardim e do Instituto Vaz Serra.
Da esquerda para a direita Comendador Líbânio Vaz Serra e Dr. Gil Marçal.
Comendador Libânio Vaz Serra, 1891 - À filantropia e benemerência, deste homem invulgar, deve Cernache do Bonjardim o arranque a caminho do progresso, nomeadamente na fundação do Instituto Vaz Serra que deu ao jovens da terra a oportunidade de uma educação que doutra sorte não teriam tido; e o índice de desenvolvimento que veio a alcançar. Condecorado pelo Governo Espanhol com a Comenda da Ordem do Mérito Civil de Espanha.
Dr. Gil Marçal, 1904 - Mestre e pedagogo, bacharel em Direito, insigne director do Instituto Vaz Serra, brilhante orador, dotado de grande inteligência, foi um defensor acérrimo do progresso e prestígio da sua terra natal - Cernache do Bonjardim.
Homens da estirpe do Comendador Libânio Vaz Serra e Dr. Gil Marçal são raros e aparecem a intervalos muito distantes. E são parte indelével da génese deste blogue.
Que saudade!

quarta-feira, 11 de março de 2009

IVS no Dia da Raça, 10 de Junho de 1955

Assim era a formação dos alunos no IVS. Da foto reconheço dois, mas não recordo os nomes: Em pé, segundo à esquerda o filho do Prefeito Paiva e segundo do lado direito o filho prematuramente falecido do Dr. Gil Marçal.
192

Três Palavras pelo prof. Ten. A. Mendes Nunes - Maio 1955

Eu era muito novo para entender, os filhos do Ten. Mendes Nunes eram ainda mais novos. Não faço nenhuma ideia se os manos Mendes Nunes, já adultos e bem formados, leram este texto de conteúdo tão sumarento ou se os vou surpreender com um escrito pelo punho do pai há 54 anos. Entendi-o pela primeira vez ao lê-lo ontem, quando recebi a cópia da Revista do IVS datada de 10.06.1955, enviada pelo nosso 14, António Mendes Nunes. E o que posso dizer é que adicionadas mais umas tantas descobertas científicas desde Maio de 1955, o AntónioMN pode publicar na sua revista ou jornal. Nada mudou desde então, a não ser para pior. O texto mantém-se actual.
Creio que o miolo do pensamento do Ten. Mendes Nunes está neste excerto que retirei do texto:
Suponho que sabem que clicando sobre as imagens, o texto aparece ampliado, portanto mais legível, numa janela separada.
Este, caros colegas, era o calibre dos educadores que tivemos no IVS nos anos 50! Este blogue bem merecia que encontrássemos mais colegas participantes e também os professores sobrevivente. E nada se perderia se conseguíssemos a participação dos descendentes, dos familiares mais chegados dos antigos alunos e se conseguíssemos fazer a ponte com os alunos dos anos 60 a 90 e com os actuais alunos do IVS. Só temos razões para nos orgulharmos de nos ter sido dado o privlégio de frequentar o IVS nesse tempo.
192

Poema de Rui Gomes

Recordam a história que escrevi sobre o falecido antigo aluno Rui Gomes que foi actor de cinema
Do jornal do IVS que recebi do António publico este poema da autoria do saudoso Rui Gomes, dedicado com ternura comovente à sua falecida Mãe:
O Rui foi cedo demais para junto de sua Mãe. Se de lá onde estão os dois nos observam, saiba o Rui que o recordamos com carinho e saudade.
Descansa em Paz com a tua querida Mãe, Rui!

IVS - Onde tudo começou

Instituto Vaz Serra, externato à esquerda, internato original à direita, antes do internato novo. Meus Caros, Temos novidades! O António Mendes Nunes, embora ocupadíssimo no lançamento de um novo jornal para o qual lhe desejamos os maiores sucessos, arranjou tempo para afastar as teias de aranha e limpar o pó a uns baús já esquecidos e mandou-me algumas pérolas sobre a história do IVS nos anos 54 e 55. Trata-se de cópias de dois jornais da época. Estou a estudar a melhor forma de os publicar, por que são extensos, mas têm notícias interessantíssimas sobre a vida do IVS. Para já, aqui vai o IVS como o encontrei em Outubro de 1952, sem o Internato Novo que sequer tinha sido começado. Se ampliarem a foto, verão que há gente a passar pela passadeira do campo de futebol e há um grupo de jogadores dentro da pequena área da baliza. Seria dia de treino ou mesmo de um jogo.
Por azar ou sorte das raparigas da terra, conforme o ponto de vista, a fonte era ali à direita ao fundo do internato e elas, vindas da aldeia, tinham de passar forçosamente entre os alunos. Era apalpadela certa, mas nunca nenhuma se foi queixar...
Para quem não tem, recomendo instalem o Picasa 3 em língua portuguesa brasileira - http://www.softonic.com.br/s/picasa-3/portugues - que permite guarda fotos e trabalhá-las de várias maneiras. Cuidado! Uma vez instalado, o Picasa 3 vai fazer o scan de todas as fotos no dísco rígido, mesmo as que foram apagadas. Se compraram um PC ou Laptop a alguém, vão ter surpresa com as fotos que o Picasa3 vai buscar. Portanto, depois de instalado, apaguem as fotos que não vos dizem respeito casa as não queiram guardar ou não queiram que sejam vistas por terceiros. Uma vez feito o download do Picasa3, podem fazer um grande número de operações: importar e exportar fotos, mandar por correio electrónico directamente do Picasa, fazer álbuns para cada evento, etc..

192

terça-feira, 10 de março de 2009

Prof. e Escritor Ferreira de Lerena

Fotografia amavelmente cedida pelo Prof. e Escritor Ferreira de Lerena.
Magusto em 1954: Da esquerda para a direita estão: Prof Queiroz, Prof. Cadima, Prefeito Paiva, ao meio Prof. António Ferreira de Lerena, Pessoa de nome desconhecido, Ex-aluno e então Prefeito Parente Esteves, Dr. Gil Marçal, Prefeito José Oliveira. Meus Amigos, Quero dar-vos conhecimento de que tive a gratíssima surpresa e a grande alegria de encontrar o endereço de correio electrónico do Professor e Escritor Ferreira de Lerena, que a Natércia e o António Mendes Nunes recordarão, até por que creio o tiveram como professor na instrução primária. Já não é do tempo do Acácio e do Zé Avelar, todavia terão ouvido falar dele, uma legenda do IVS.
Claro que o convidei o Prof. Ferreira de Lerena - melhor dito implorei - a participar no nosso blogue do modo que bem entender e até lhe apontei que não há Antigos Alunos, sem Antigos Professores. Deus queira que o Professor responda positivamente para nos guiar a fazermos deste blogue o melhor de todos os blogues de antigos alunos de qualquer instituição.
Mandou-me algum material e fez alguns comentários relevantes sobre o IVS, os Docentes da primeira metade dos 50, Cernache e as suas gentes que não vou divulgar por que dele espero autorização para o fazer. O que posso dizer é que hoje o Professor Ferreira de Lerena, parecendo-nos “velhíssimo” na época em que frequentámos o IVS, hoje tem a "nossa idade" uma mente talvez mais lúcida que a nossa. Não se recorda de mim, que não fui aluno dele e era um “puto”, mas recorda-se dos “grandes”, como Parente, Lamy, Carrasco e muitos outros. E também é natural que nós o conheçamos melhor, que era só um, enquanto nós éramos muitos.
Att. Prof. Ferreira de Lerena: Queremos nos privilegie com a sua presença e recebê-lo-emos de braços abertos.
Aluno 192

segunda-feira, 9 de março de 2009

Batalhão de Alunos do IVS

Foto cedida pela Matércia O Batalhão de Alunos do IVS desfila com o seu garbo tradicional pelas ruas da linda aldeia de Cernache do Bonjardim. Crei tratar-se ainda da festa de 1953, antes da elevação de Cernache a vila.
Se não estou em erro, a casa à direita da foto é onde moravam os irmãos Vilas-Boas, de que recordo o rosto da ruiva sardenta Mafalda. À esquerda moravam os irmãos Teixeira, mais conhecidos pela linda cara da Mimi do que pelo pé esquerdo do irmão mais velho... E olhem que o pé esquedo do Manuel Teixeira era cá uma bomba!

Será o Galinha não sabe do paradeiro da Mimi, Natércia? Estou sob a impressão de que a Mimi estava a trabalhar em Cernache em qualquer coisa relacionada com assistência social. Temos de fazer um esforço para encontrar mais gente.