segunda-feira, 20 de abril de 2009

Passeio dos mais velhos à Figueira da Foz, em Maio de 1953

Foto gentilmente cedida pelo Professor Ferreira Lerena, a quem agradecemos o apoio, o incentivo e a contribuição preciosa que nos tem dado. O Professor Ferreira Lerena faz parte indelével das nossas memórias mais remotas do IVS. Esperemos que em breve possa dar essa contribuição em directo no blogue, valorizando-o.
Trata-se de um passeio dos mais velhos à Figueira da Foz, em Maio de 1953, alguns Professores e Familiares. Em primeiro plano a Maria José Patrão. Quem reconhece as outras pessoas na foto? Dado que em 1953 alunos e alunas andavam fardados, as duas senhoras sem farda seriam professoras ou familiares.
O António Fabre teria participado? Eu ainda pertencia aos garotos com estatuto de "putos", portanto fiquei em "casa". Porém, também reconheci a Maria José Patrão, o que quer dizer que "puto" seria, mas já gostava de apreciar a beleza feminina...
Em tempo: Correcção - Em conversa com o José Gil Barata foi recordado que, afinal, também fui a esse passeio à Figueira da Foz. O Barata recordou-me de um pequeno incidente que me avivou a memória. Quando estávamos para partir de regresso a Cernache, o Dr. Floriano (que apelidávamos de "Filósofo") deu por falta da sua linda mulher. Tivemos de esperar algum tempo até o doutor "resgatar" a Senhora.

Em Tempo 2: Acabei de falar com o Parente Esteves que tem a história muito mais vívida e completa na sua mente e certamente virá aqui contá-la.

8 comentários:

Natércia Martins disse...

Apreciar e olhar, foi faculdade que nunca mais "passaou" e dura e dura e dura !

Sérgio Lopes IVS 192 disse...

Quando deixarmos de apreciar e olhar o blogue acaba ahahahah

Fabre disse...

Eu estive neste passeio e tenho uma foto com todos;alunos e professores. Brevemente vai par o Blog

Fabre disse...

Quem tirou a minha cara do blog?
Não sei o que se passou...

Sérgio Lopes IVS 192 disse...

António Fabre, não tenho explicação para o deasparecimento da tua foto. Sei duas coisas:
1. Nibguém pode tirar a foto sem apagar o teu nome e o teu nome está lá;
2. Pelo que percebo a tua foto está lá como indica o x vermelho, doutra sorte o espaço estaria totalmente em branco. Aparentemente o problema estará no programa usado para colar a foto que se teria corrumpido.

Em tempo: enquanto estava a escrever isto fui ver o teu ferfil no Blogger e descobri quem bloqueou a foto. Foste tu mesmo ao inserir a tua foto a cavalo no perfil. Explicarei via e-mail.

Abraço

Sérgio Lopes IVS 192 disse...

Afinal, este passeio à Figueira da Foz não foi apenas uma história vulgar. Foi uma novela completa, nomeadamente para os rapazes mais recentemente entrados na puberdade, segundo me recordam alguns em off...

Animo-os a virem aqui contar cada um a sua peripécia, não sendo para tal necessário - nem conveniente - entrar em grandes pormenores. Faz parte da história das vossas vidas, debitem. Somos todos um pouco mais que adultos... Devem é ir lá ao fundo do poço das memórias com um aspirador sacar o pó, tentando recordar se o lugar chave foi Leiria ou Tomar. Eu tenho Tomar e a zona do Nabão na mente.

Natércia Martins disse...

Se aquele Nabão falasse .......

Sérgio Lopes IVS 192 disse...

Se aquele Nabão falasse já se tinha contratado o bin Laden para o calar eheheheheh