quarta-feira, 17 de março de 2010

Cernache do Bonjardim

1958
Boa recordação do dia em que o Cernache subiu á segunda divisão Nacional. Esta fotografia foi-me enviada do Brasil pelo José Saul a quem agradeço. Um grande abraço para ti.Quem vai identificar alguns colegas? Eu proprio lá estou com os meus doze ou treze anos. Que tempos maravilhosos!...
***
Se o Saúl e o António me permitem, adiciono um pouco à hostória que também vivi:

Em 28 de Maio 1950 foi inaugurado o Campo Nuno Alvares Pereira, empreitada que deu muito trabalho e custeado apenas pelos habitantes locais, com destaque pela cedência do terreno pela família Moreira.

Em 1957 o Grupo Desportivo Viação de Sernache, foi convidado para participar na Taça Amizade, torneio de futebol que reunia equipes de Cernache do Bonjardim, Figueiró dos Vinhos, Cabaços, Castanheira de Pêra, Sertã e Pedrógão Grande.

A equipe de Cernache do Bonjardim com jovens jogadores mas aguerridos e com talento, venceu a Taça Amizade. Esta vitória foi inesperada por ser disputada com equipas de mais gabarito, deu confiança aos inexperientes atletas, levando-os a decidir no ano seguinte participar nas competições organizadas pela Associação de Futebol de Castelo Branco.

Com a entrada pela primeira vez nas competições de carácter oficial em 1958, o Grupo Desportivo Viação de Sernache, demonstrou um enorme sucesso, tendo alcançado o título de Campeão Distrital de Castelo Branco, e subido à 3ª Divisão Nacional.

Este sucesso desportivo que culminou com a subida à 2ª divisão Nacional na época 1959/1960, um facto considerado em todo o pais como extraordinário, visto que uma aldeia do interior de Portugal, conseguiu chegar a uma divisão do campeonato português, onde outros clubes com mais recursos, nunca tinham chegado, teve o efeito de acabar com os outros grupos que existiam em Cernache do Bonjardim. passando a existir apenas o Grupo Desportivo Victória de Cernache*, que entretanto tinha mudado de nome, numa tentativa de se separar da companhia Viação Sernache, apesar dos seus Estatutos, imporem uma ligação dos membros da direcção com os gerentes da empresa.

***

Nota de rodapé: Creio que na mudança de nome Cernache passou a escrever-se com "C". Também creio que sou eu um dos 3 manifestantes a cavalo, mais precisamente o de casaco mais claro, à direita da foto, sensivelmente debaixo da bandeira mais escura.

6 comentários:

Sérgio Lopes IVS 192 disse...

Que dia esse da subida à 2ª Divisão foi! Recordo-o tão bem. E também creio que sou eu um dos 3 manifestantes "a cavalo", mais precisamente o de casaco mais claro, à direita da foto, sensivelmente debaixo da bandeira mais escura.

Obrigado Saúl!

Antonio Garcez disse...

Penso que estás enganado, os tres a "cavalo" são:Zé Pais, Herculano e Saul, se estiver enganado, por favor rectifica.

Antonio Garcez disse...

Obrigado Sergio pelos pormenores desta grande festa. É bom reviver todos estes episódios. Eu recordo uma vez que o Cernache foi jogar a Pedrógão Grande, já nos últimos jogos da Taça Amizade, éramos poucos os adeptos do Cernache, e uma mulher gritava: Se eu tivesse tomates como os homens, não saia daqui nenhum vivo. Mas viémos todos vivos e passado algum tempo, fizémos esa enorme festa.

Sérgio Lopes IVS 192 disse...

Tens absoluta razão! É mesmo o Saúl. Desculpa Saúl este equívoco.

Outro episódio interessante foi quando uma vez fomos jogar às Minas da Panasqueira. Ganhámos, já não sei por quantos, e as mulheres vieram a correr atrás de nós com troncos de couve...

Antonio Garcez disse...

Que tempos esses, a juventude de hoje não sabe o que é viver. A vida tinha outro sabor, outra alegria. Penso que nós fomos preveligiados por termos vivido a década de 1960.
Tenho ou não tenho razão?

Sérgio Lopes IVS 192 disse...

Se tens razão, Antóni G! Queres saber mais? Vou aqui reproduzir parte da mensagem que hoje recebi da minha filha mais velha, Ana Paula:

"Fostes tu que me fizeste forte que nem um touro. É impressionante dar sem nada pedir em troca. És o meu exemplo, és quem eu sempre quero ser. És o pai ideal".

E quando nasceu a minha Ana Paula? Em 1963, portanto é ainda da "safra" da primeira metade dos anos 60! Explica tudo!

Bom Dia do Pai para todos. O meu encheu-me de orgulho!