quinta-feira, 20 de maio de 2010

Carta Para a Minha Mãe

Mãe, amo-te. Apesar de tudo eu amo-te.
Eu sei que tu fizeste tudo por amor, mas o amor não justifica todos os nossos actos. Hoje aqui, bem distante de ti, posso ver com clareza.
***
Devo-te a ti tudo o que sou. O teu desmedido amor não permitiu que me magoassem, por isso não sei enfrentar a dor, fico perdido e desesperado sempre que não consigo o que quero.
***
Tu sempre me deste todos os brinquedos que eu queria, satisfizeste todos os meus desejos, mesmo sacrificando coisas importantes porque eu era o teu filho muito amado e quando lá fora, no mundo, não fizeram o mesmo, eu roubei. Eu não sabia lidar com o não.
***
Quando não me acharam tão lindo quanto tu dizias que eu era, eu odiei-os, briguei e bati, porque tu não me ensinaste a auto-análise.
***
Na rua, não respeitava ninguém porque tu me disseste que eu era o melhor de todos.
***
Também não pude escolher um emprego, pois faltava-me o conhecimento, o qual não adquiri porque tu não me deixaste ir à escola quando chovia ou fazia frio.
***
Um dia apaixonei-me pela garota mais linda do bairro e ela rejeitou-me. Como é que alguém podia não gostar de mim, se tu me amavas tanto? Então sequestrei-a, coloquei uma arma na sua cabeça e exigi que me amasse como eu a amava. Quando ela disse que jamais me amaria, eu atirei. Não suportei a dor, a rejeição o desprezo.
***
Mãe, tu não me ensinaste que o mundo tinha regras, que eu deveria me submeter a elas, de contrário haveria sanções. Tu não me disseste que eu não era perfeito e que haveria pessoas melhores que eu no mundo. Tu não me preparaste para lutar com as armas do meu intelecto. Não me explicaste que as pessoas não estavam ali para me servir, como tu fazia-as. Não me ensinaste a amar, dar, nem a perdoar.
***
Por isso tudo estou aqui, distante de ti , atrás destas grades.
***
Mas apesar de tudo, mãe, eu amo-te.

1 comentário:

Natércia Martins disse...

Pois é Amigo. Esta carta já a conhecia. Na verdade a mãe, e eu sou mãe de 3 filhos e avó de dois netos, não é aquela pessoa muito " boazinha" que faz todas as vontades.
Há que saber reprimir, aconselhar, contrariar. Enfim ! Mostrar o caminho.
Mas, mãe é sempre mãe !!!!