sábado, 13 de fevereiro de 2010

O problema está na "Matéria Prima"

Eduardo Prado Coelho, antes de falecer (25/08/2007), teve a lucidez de nos deixar esta reflexão, sobre nós todos, por isso façam uma leitura atenta. *** Precisa-se de matéria prima para construir um País

*** Eduardo Prado Coelho - in Público

*** A crença geral anterior era de que Santana Lopes não servia, bem como Cavaco, Durão e Guterres.

***

Agora dizemos que Sócrates não serve.

***

E o que vier depois de Sócrates também não servirá para nada.

***

Por isso começo a suspeitar que o problema não está no trapalhão que foi Santana Lopes ou na farsa que é o Sócrates.

***

O problema está em nós. Nós como povo.

*** Nós como matéria prima de um país.

***

Porque pertenço a um país onde a ESPERTEZA é a moeda sempre valorizada, tanto ou mais do que o euro.

*** Um país onde ficar rico da noite para o dia é uma virtude mais apreciada do que formar uma família baseada em valores e respeito aos demais.

*** Pertenço a um país onde, lamentavelmente, os jornais jamais poderão ser vendidos como em outros países, isto é, pondo umas caixas nos passeios onde se paga por um só jornal E SE TIRA UM SÓ JORNAL, DEIXANDO-SE OS DEMAIS ONDE ESTÃO.

*** Pertenço ao país onde as EMPRESAS PRIVADAS são fornecedoras particulares dos seus empregados pouco honestos, que levam para casa, como se fosse correcto, folhas de papel, lápis, canetas, clips e tudo o que possa ser útil para os trabalhos de escola dos filhos... e para eles mesmos.

*** Pertenço a um país onde as pessoas se sentem espertas porque conseguiram comprar um descodificador falso da TV Cabo, onde se frauda a declaração de IRS para não pagar ou pagar menos impostos.

*** Pertenço a um país:

***

-Onde a falta de pontualidade é um hábito;

*** -Onde os directores das empresas não valorizam o capital humano.

*** -Onde há pouco interesse pela ecologia, onde as pessoas atiram lixo nas ruas e, depois, reclamam do governo por não limpar os esgotos.

*** -Onde pessoas se queixam que a luz e a água são serviços caros.

*** -Onde não existe a cultura pela leitura (onde os nossos jovens dizem que é 'muito chato ter que ler') e não há consciência nem memória política, histórica nem económica.

*** -Onde os nossos políticos trabalham dois dias por semana para aprovar projectos e leis que só servem para caçar os pobres, arreliar a classe média e beneficiar alguns.

*** Pertenço a um país onde as cartas de condução e as declarações médicas podem ser 'compradas', sem se fazer qualquer exame.

*** -Um país onde uma pessoa de idade avançada, ou uma mulher com uma criança nos braços, ou um inválido, fica em pé no autocarro, enquanto a pessoa que está sentada finge que dorme para não lhe dar o lugar.

*** -Um país no qual a prioridade de passagem é para o carro e não para o peão.

*** -Um país onde fazemos muitas coisas erradas, mas estamos sempre a criticar os nossos governantes.

*** Quanto mais analiso os defeitos de Santana Lopes e de Sócrates, melhor me sinto como pessoa, apesar de que ainda ontem corrompi um guarda de trânsito para não ser multado.

*** Quanto mais digo o quanto o Cavaco é culpado, melhor sou eu como português, apesar de que ainda hoje pela manhã explorei um cliente que confiava em mim, o que me ajudou a pagar algumas dívidas.

*** Não. Não. Não. Já basta!

*** Como 'matéria prima' de um país, temos muitas coisas boas, mas falta muito para sermos os homens e as mulheres que o nosso país precisa.

*** Esses defeitos, essa 'CHICO-ESPERTICE PORTUGUESA' congénita, essa desonestidade em pequena escala, que depois cresce e evolui até se converter em casos escandalosos na política, essa falta de qualidade humana, mais do que Santana, Guterres, Cavaco ou Sócrates, é que é real e honestamente má, porque todos eles são portugueses como nós, ELEITOS POR NÓS . Nascidos aqui, não noutra parte...

*** Fico triste.

*** Porque, ainda que Sócrates se fosse embora hoje, o próximo que o suceder terá que continuar a trabalhar com a mesma matéria prima defeituosa que, como povo, somos nós mesmos.

*** E não poderá fazer nada...

*** Não tenho nenhuma garantia de que alguém possa fazer melhor, mas enquanto alguém não sinalizar um caminho destinado a erradicar primeiro os vícios que temos como povo, ninguém servirá.

*** Nem serviu Santana, nem serviu Guterres, não serviu Cavaco, nem serve Sócrates e nem servirá o que vier.

***

Qual é a alternativa ?

*** Precisamos de mais um ditador, para que nos faça cumprir a lei com a força e por meio do terror ?

*** Aqui faz falta outra coisa. E enquanto essa 'outra coisa' não comece a surgir de baixo para cima, ou de cima para baixo, ou do centro para os lados, ou como queiram, seguiremos igualmente condenados, igualmente estancados... igualmente abusados !

*** É muito bom ser português. Mas quando essa portugalidade autóctone começa a ser um empecilho às nossas possibilidades de desenvolvimento como Nação, então tudo muda...

*** Não esperemos acender uma vela a todos os santos, a ver se nos mandam um Messias.

*** Nós temos que mudar. Um novo governante com os mesmos portugueses nada poderá fazer.

*** Está muito claro... Somos nós que temos que mudar.

*** Sim, creio que isto encaixa muito bem em tudo o que anda a acontecer-nos: Desculpamos a mediocridade de programas de televisão nefastos e, francamente, somos tolerantes com o fracasso.

*** É a indústria da desculpa e da estupidez.

*** Agora, depois desta mensagem, francamente, decidi procurar o responsável, não para o castigar, mas para lhe exigir (sim, exigir) que melhore o seu comportamento e que não se faça de mouco, de desentendido.

*** Sim, decidi procurar o responsável e ESTOU SEGURO DE QUE O ENCONTRAREI QUANDO ME OLHAR NO ESPELHO .

*** AÍ ESTÁ. NÃO PRECISO PROCURÁ-LO NOUTRO LADO.

*** E você, o que pensa ?... MEDITE !

***

Nota de rodapé: Como se diz em inglês, uma língua "to the point"

"there is a lot of food for thought here"...

1 comentário:

AntonioMN disse...

Excelente texto!
Obrigado por nos teres trazido este pedaço da boa prosa do já desaparecido Eduardo Prado Coelho