terça-feira, 15 de dezembro de 2009

SAUL

Olá Débora Passos. Em primeiro lugar, benvinda ao blog, calculo que também tenhas estudado no IVS. Em segundo lugar quero só fazer uma pequena rectificação, o blog não é meu, é de todos os antigos e menos antigos alunos do IVS e foi criado por alunos da década de 50 e 60, e em boa hora o criaram. Agora quero enviar, aqui do Cartaxo onde vivo há já 40 anos, um grande abraço para o Saúl que recordo com muita saudade dos tempos do Grupo Desportivo Viação de Cernache. Parece que o estou a ver, todo vaidoso, entrar para um treino no dia que estriaram os fatos de treino de flanela mandados fazer talvez numa costureira de Cernache. Nessa época ainda não havia "Adidas nem Nike" Um bom Natal para todos

14 comentários:

Anónimo disse...

Prezado António Garcez,
É uma felicidade para mim, especialmente para meu avô Saul reencontrar pessoas que há muito ele não via. Na verdade eu nasci em Campina Grande - Paraíba, nordeste do Brasil, ainda não tive oportunidade de conhecer Portugal. Minha mãe Ivone Passos é quem estudou no IVS provavelmente nos anos de 1973 e 1974 depois que saiu da escola primária. Quando ela terminou o 2º ano do Liceu, veio para o Brasil junto com meus avós em novembro de 1974. Como você tem conhecimento o meu avô Saul é casado com Esmeralda (filha do falecido Diogo e D. Augusta) e muito querida de tua irmã Leontina (Tinita). Um grande abraço de Débora
Saul comenta: Ao visitar através da Internet o IVS, tive a rara felicidade de encontrar a foto onde te encontras tu, Chico Alcobia e Toni Matias, Natércia e Irene Martins. Se tiveres conhecimento de alguns colegas dessa época, como Manoel Teixeira, Sérgio Lopes, Antonio Fabre dos Reis e outros que tu te lembres. Te encontras a 40 anos no Cartaxo na cidade Ribatejana onde eu comecei com meu primeiro emprego aos 10 anos no Lago da Praça de Touros na rua que vai para o Setil na antiga casa do Coxo dos Pneus (Zé Loureiro) isto a 68 anos atras. Também me encontro na cidade de Campina Grande a 35 anos. Gostei muito do comentário dos fatos de treino, pois aqui chama-se "esquente". Dá notícias do Salvado.
Um abraço de muita saudade
O amigo Saul

Sérgio Lopes IVS 192 disse...

Grande Saúl! Bem-vindo! Que saudades, rapaz, e que bom saber que estás bom. Dá-me o teu endereço e-mail para eu o integrar no sistema e a partir daí podes colar no blogue as tuas memórias doutros tempos. Como recordo as tardes gloriosas de futebol!

Grande abraço,

Sérgio

Antonio Garcez disse...

Caro Sérgio
Ve tu onde fomos encontrar o Saúl, como mundo é uma aldeia. Conheco muito bem o local onde ele começou a trabalhar. A casa dos pneus já não existe mas tenho ouvido falar dessa antiga casa de pneus.
Um abraço

Antonio Garcez disse...

Caro amigo Saúl envia o vosso contacto e-mail para podermos falar via menssenger com camara de video.
Um abraço

Natércia Martins disse...

Como isto é Continuo eu, Natercia, a se a Ponte. Que bom !!!!!!

Antonio Garcez disse...

Nartercia, tens que admitir que foi um encontro incrivel através da "tua ponte". Vê lá tu como fomos descobrir o amigo Saul e familia nos confins do Brasil, ainda por cima uma família amiga da minha irmã. Continuo a dizer, este mundo é uma aldeia.
Estou ansioso por falar com o amigo Saul por Menssenger com camara de video e recorda quando nos juntávamos na Agência para ouvir um programa da Emissora Nacional chamado Fim de Semana que numa dada ocasião conincidiu com Fim de Semana, Fim de Mês e fim de Ano.Chovia se Deus a dava nessa tarde.

Anónimo disse...

Sérgio, António Garcez, Toni Matias, Chico Alcobia e D. Natércia.
Sérgio, o inesquecível. Quanta saudade nós teremos que ter quando uma noite fostes a Figueiró do carro de Eugénio Vaz Serra e me levastes para Cernache do Bonjardim com a missão de jogar futebol no Grupo Desportivo Vitória de Cernache (te recordas, Sérgio?). E o Prior, que é feito dele? E os Martins Moçambicanos?.
Toni Matias, que saudades!
Chico Alcobia, jogamos muito futebol juntos.
Todos sabem que a Agência das Carreiras era um ponto obrigatório para todos os estudantes que viajassem ou não viajassem.
Que saudades também do José Largo, Rosa da Silva, João Engenheiro e tantos outros.
A todos que leiam a este comentário um saudoso abraço de Saul.
Seguem os endereços de e-mail:
Saul: saulrijo@yahoo.com.br
Débora: dpsat@hotmail.com (para messenger)

Antonio Garcez disse...

Cara Saúl
Com muita pena minha, nunca mais soube nada do Salvado, nem do mais velho nem do Salvadito que é o irmão mais novo, pode ser que um dia ele apareça pelo bog. Sabes que há muita "gente" que vem ao blog, mata saudades como nós, mas não entra, "vasse"lá saber porque.
Um dia deste vou tirar uma foto da rua onde existiu o Coxo dos Pneus e publico-a aqui no blog.
Com certeza que terás em teu poder fotografias da tua passagem por Cernache, não as guardes só para ti, partilha essas recordações com todos nós, ficar-te-emos eternamente agradecidos.
Um grande abraço

Natércia Martins disse...

Tenho aqui, que me deram uma lista com muitos nomes de antigos alunos. Foi da reunião de 2005. Eu não fui a Cernache nessa altura Estava doente Tinha sido operada. Os Salvados nao contam da lista. Há relativamente poucos anos o Salvado - Pai foi ter comigo à Escola onde leccionei. Gostei muito de o ver, mas não sei mais nada.
O Sérgio telefonou a quase todos da lista, mas poucos responderam. O exemplo disso foi o Prior a quem o Sérgio telefonou várias vezes. Nem tem computador nem quer nada com eles. O Jorge Serra ( Cantinflas) também o deu ao neto Fui a casa dele buscar fotografias que nem sequer viu no Blog.
Como costumo dizer: Feitios .....

Sérgio Lopes IVS 192 disse...

Caro Saúl,

Nunca poderás saber na medida certa o prazer enorme que tive em reencontrar-te no acaso da minha vida, quando o regresso às raízes, o reencontrar AMIGOS dos tempos em que ainda estávamos em formação se torna uma das coisas mais importantes do que nos resta viver. Assim foi contigo! Estás presente entre nós!

Recordo tão bem o episódio da tua contratação e o facto do Fernando Vaz Serra me encomendar trazer-te de Figueiró para Cernache no carro do irmão para integrares a nossa equipa de futebol. Foi aí que se forjou a brilhante escalada do "Viação Sernache" (assim se chamava na altura) até à 2ª Divisão, de cuja história fazemos parte. Tanta saudade, meu Deus!

Suponho que estás no Brasil. Na minha vida profissional também por aí passei 2 vezes, a primeira (fim dos 70) como director-geral comercial da TAP para a América do Sul e a segunda já como director-geral (fim dos 80). Das duas vezes a minha base foi o Rio de Janeiro, onde casei pela 2ª vez e me nasceu a terceira filha Samantha, a carioquinha (17 anos no dia 30 de Novembro passado).

O Prior está bem, vive em Almada, mas não quer nada com computadores e, por isso, não vai ao blogue. O telefone dele é (fixo) +351210844117, (móvel) +351939550674. Do Garcez e da Natércia sabes pelo blogue. Dos outras não sei muito ou mesmo nada, embora tenha contactados todos os que estão na lista que a Natércia me deu.

A tua mulher, Esmeralda, era das raparigas mais bonitas de Cernache. Recordo-a bem. Dá-lhe um grande beijinho por mim. E, pelo que leio, tens uma neta muito querida na Débora. Eu sei o prazer que dá, uma neta assim. Tenho duas, a Sofia (17) e a Natacha (20). São a luz que ilumina a nossa vida.

Boas-Festas e um grande abraço,

Sérgio

Antonio Garcez disse...

Caro Saul
Á hora que o Sergio fez este comentário, estávamos nós a por a "escrita" em dia. Foi uma emoção muito grande quando demos aquele abraço virtual.Até deu para bebermos um copo,mesmo a esta distancia. Foram duas ou três horas de grande saudade.
Um beijinho para a Esmeralda e para a Débora.
Até logo

Sérgio Lopes IVS 192 disse...

Como é que eu falo com o Saúl? E se a Débora ou o Saúl me mandassem o número de telefone para sergio.lopesxxi@gmail.com? Obrigado

Sérgio

Natércia Martins disse...

Do que sei o José Largo, e João Emgenheiro,o Rosa da Silva, infelizmente já faleceram.
Assim como o Coelho da Silva( da Roda)o Lamy, o Campeão de Freitas.
O Saul conhecia-os a todos.
O Fabre dos Reis também costuma escrever no Blog.
Vou enviar-lhe um mail.

Sérgio Lopes IVS 192 disse...

Pois é Saúl. O blogue tem o seu lado positivo no reencontro dos ainda vivos ao fim de meio século, mas também tem o lado triste da contagem dos que já partiram, alguns tão prematuamente.