terça-feira, 23 de novembro de 2010

No seguimento das fotografias do rio Zêzere antes da barragem do Castelo de Bode, coloco mais esta, que no mínimo eu classifico como espectacular. Meu pai, natural de Rio Cimeiro, conseguia descrever como era o rio naquela zona e eu recordo-o sòmente pelos seus relatos.

5 comentários:

AntonioMN disse...

Caro António Garcês

E havia também caneiros (aparelhos feitos de tiras de canas entrançadas para apanhar peixe), não era?
Bela foto, sem dúvida.
Abraço
António Mendes Nunes

Antonio Garcez disse...

É verdade, Mendes Nunes, o meu pai chegou a falar-me dessas armadilhas e explicou-me igualmente como se apanhavam barbos á mão nos buracos das pedras. Depois o rio subiu, e mudou a paisagem completamente.
Um abraço

Lucilia Martins disse...

Garcez esta e na quinta da Inveja propridade do Padre DR. GARCEZ que era aida teu primo , para onde iamos no verao passar fereas antes da barragem a tua irma deve lembrar se bem d isso pois juntava se ai tudo na casa do Padre GARCEZ que tinha uma parecia um palacio'. um abraco

Natércia Martins disse...

Também me lembro de me falarem nos caneiros do Zêzere.
Havia barbos com fartura. Quando o rio encheu colocaram os achigãs que eram (e são)predadores e os peixes começaram a rarear.
O rio subiu e eu via e tenho essa imagem cá dentro da memória, as laranjas dentro de água, ainda no cimo das laranjeiras.
A minha mãe foi professora no Rio Fundeiro, que ficou submerso também.

Antonio Garcez disse...

Já sei onde se localizava esta enorme roda de elevação de água. Só podia ser.... a celebérrima Quinta da Inveja em Dornes que pertencia a um irmão da minha avó paterna, o Pe. Dr. Francisco Garcez de quem mal me lembro.
Quero agradecer á Lucília que me forneceu esta informação.