segunda-feira, 23 de agosto de 2010

O nosso Joaquim Cabrita Neto

Segunda-feira, 23 de Agosto de 2010
Regional

Presidente da República Cavaco Silva galardoou algarvios no Dia de Portugal (com fotos)

Joaquim Cabrita Neto (ex-aluno IVS) Comendador da Ordem de Mérito
Quatro algarvios e uma instituição da região foram galardoados pelo Presidente da República Cavaco Silva com diferentes ordens na Sessão Solene do Dia de Portugal, que decorreu no Teatro das Figuras, em Faro.
***

Joaquim Cabrita Neto, Adriano Pimpão, Celestino Monteiro, João Pires e a Fundação Irene Rolo foram distinguidos pelas suas ações em prol da nação.

***
O ex-Governador Civil de Faro Cabrita Neto, que desempenhou igualmente funções como deputado e foi um ativo líder da Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve é, desde a passada semana, Comendador da Ordem de Mérito, uma distinção que se destina a galardoar atos meritórios ou que revelem «desinteresse e abnegação em favor da coletividade».

***
Por ter dedicado boa parte da sua vida a salvar a dos outros, o nadador-salvador Celestino Monteiro foi distinguido como Oficial da Ordem do Mérito.

***
Este veterano salvou uma das vítimas da queda de parte de uma falésia na Praia Maria Luísa, em Albufeira, evitando que a tragédia fosse maior.

***
Já a Fundação Irene Rolo é, desde a passada semana, membro-honorário desta ordem.

***
Pelos serviços prestados a Portugal, dentro e fora de portas, Adriano Pimpão, ex-reitor da Universidade do Algarve e atual presidente do Banco Alimentar Contra a Fome do Algarve, é agora Grande-Oficial da Ordem do Infante Dom Henrique.

***
João Pires, empresário da construção civil, foi o outro algarvio que recebeu uma distinção no passado dia 10 de Junho, a de Comendador da Ordem do Mérito Agrícola, Comercial e Industrial – Classe do Mérito Industrial.

***

Nota de rodapé: Extraordinário como as feições de Cabrito Neto continuam com os mesmos contornos. Reconhecê-lo-ia em qualquer lado. Daqui vai o meu abraço ao Cabrita Neto.

Sem comentários: