quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Hoje apresento-vos o programa da Festa dos Finalistas do ano lectivo de 1962-1963, que teve lugar no dia 24 de Novembro de 1962.

Dia difícil de esquecer, em especial, para os finalistas desse ano.

Como podeis constatar, a nossa Festa não terá sido (de certeza) inferior a outras realizadas em estabelecimentos congéneres.

Existia, na altura, uma certa competição neste tipo de eventos, e, tanto quanto me recordo, o nosso Instituto Vaz Serra esteve sempre entre os primeiros.

Mas vamos ao programa.

Às dez horas da manhã foi rezada Missa no Seminário das Missões.

À tarde, após a entrega dos prémios conquistados nas diversas provas desportivas, seguiu-se um encontro de futebol entre a equipa dos finalistas e o Centro Liceal e Técnico da Sertã, estabelecimento que dava os primeiros passos na área da educação.

O resultado desse encontro, foi um claro 10-1 a favor da equipa de finalistas que alinhou de início com:

Paulo Farinha, Hélder Serrano, Cavaleiro, Bastos dos Santos, Pinho Flor, Peres, Teixeira, Simões, Vicente, Salvado e Fernando Lopes.

Marcaram: Pinho Flor (1), Teixeira (3), Simões (1), Vicente (2), Salvado (1) e Fernando Lopes (2).

Finalmente, chegava a noite, e a excitação crescia, pois o programa era aliciante.

Principiou com um sarau de variedades, apresentado por Carlos Cruz, que encetava a sua vida profissional em Portugal, e um “naipe” de artistas de se lhe “tirar o chapéu”.

Juntar João Maria Tudela, Marina Neves e os “Conchas”, em Cernache do Bonjardim, foi um arrojo da excelente “Comissão” que teve a seu cargo a organização desta “Festa de Finalistas”.

Finalmente, o baile com que terminava todos os anos este evento.

Vindo de Torres Novas, o “Conjunto Tibúrcio” tocou e encantou até às seis da manhã, para quem conseguiu dançar até essa hora.

Tudo isto se passou há quarenta e oito anos …

Um abraço amigo do

Paulo Farinha

4 comentários:

Natércia Martins disse...

Em 1963, rumava, eu à Ilha da Madeira onde iniciei as minhas aulas do Ensino Primário. Não fui à festa mas lembro-me de ouvir comentar que foi festa de " arromba" como tinham sido as anteriores e também as que se lhe seguiram.
Guardo recordações dessas festas.Sou portanto, de uma geração anterior.
Na verdade tenho pena que os nossos antigos colegas não coloquem aqui as memórias desses tempos.

Antonio Garcez disse...

Também eu me recordo muitíssimo bem desta festa de finalistas, pois foi a última a que assisti.
No ano seguinte estava no CNA em Tomar que recordo também com muita saudade. Lembro-me perfeitamente de alguém ter subido ao palco e dizer mais uo menos assim: "Quem viu hoje a televisão certamente deu pela falta de alguém que está hoje aqui conosco" referia-se a Carlos Cruz que fez a apresentação da festa e participou nela até quase de manhã. Na verdade eram grandes festas de finalistas.
Obrigado Paulo por nos trazeres estas boas recordações do nosso IVS.

Antonio Garcez disse...

Também eu me recordo muitíssimo bem desta festa de finalistas, pois foi a última a que assisti.
No ano seguinte estava no CNA em Tomar que recordo também com muita saudade. Lembro-me perfeitamente de alguém ter subido ao palco e dizer mais uo menos assim: "Quem viu hoje a televisão certamente deu pela falta de alguém que está hoje aqui conosco" referia-se a Carlos Cruz que fez a apresentação da festa e participou nela até quase de manhã. Na verdade eram grandes festas de finalistas.
Obrigado Paulo por nos trazeres estas boas recordações do nosso IVS.

Antonio Garcez disse...

Cairam dois comentários não sei como.
Desculpem