segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Dia de Acção de Graças nos EUA

Anjel para Shabbat Pensamentos para o Dia de Acção de Graças 2009 pelo rabino Marc D. Anjel

O presidente George Washington proclamou a quinta-feira 26 de novembro de 1789 como um Dia Nacional de Acção de Graças a Deus “por virtude da sua benção e protecção dos povos deste país precedendo a sua transformação numa Nação; pelo Seu sinal e a miríade de mercês, e as interposições favoráveis da Sua Providência no decurso e na conclusão da guerra que antecedeu; pela transbordante tranquilidade da união, e pela abundância com que nos presenteou desde então; pela maneira pacífica e racional nos permitiu estabelecer as constituições e o governo para a nossa segurança e felicidade, e particularmente o estabelecimento da Constituição Nacional ora proclamada; pela liberdade civil e religiosa com que nós fomos abençoados, e pelos os meios que nós temos de adquirir e de difundir o conhecimento útil; e, resumindo, por todos os grandes e muitos favores que nos foram conferidos.” As comunidades judaicas desse tempo nos Estados Unidos exultaram no papel que jogaram em estabelecer este país novo. Já em 1784, os líderes da Assembleia Shearith Israel em New York City (fundada em 1654) dirigiram uma carta ao Governador George Clinton em nome “da antiga Assembleia de Israelitas” na qual diziam: “Embora a sociedade que a nós pertencemos seja muito pequena, quando comparado com outras sociedades religiosas, contudo nós lisonjeamo-nos que nenhuma outra manifestou maior apegamento à causa sagrada da América na passada guerra com a Grâ-Bretanha….E agora olhamos esperançosos o futuro e os dias felizes que se seguem sob uma constituição moldada sabiamente de modo a preservar as bênçãos inestimáveis da liberdade civil e religiosa.”

Um país novo tinha nascido, e os judeus tinham participado na sua formação. Eram cidadãos iguais nos Estados Unidos. Isto não era a verdade dos judeus em nenhum país na Europa ou no mundo muçulmano. Os judeus americanos foram os primeiros na história da Diáspora a ser cidadãos em em pé de igualdade com seus concidadãos não-Judaicos, e a ter participado verdadeiramente participado na luta pela independência de uma nova nação.

Quando o presidente Washington proclamou o Dia de Acção de Graças, os judeus observaram esse dia com orgulho e alegria . Na Shearith Israel em New York, o Rev. Gershom Mendes Seixas organizou um serviço apropriado da oração, e fez um sermão em que convidou judeus “para apoiar esse governo que é fundado sob os princípios mais fundamentais e estritos de liberdade e de justiça igual para todos.” Em anos subsequentes, os Dias de Acção de Graças passaram a ser comemorados de igual modo em Shearith Israel e nas outras assembleias judaicas da época. Estes dias foram invariavelmente proclamados em nome do povo americano, e deviam ser observados por cada cidadão de acordo com sua própria fé. Em 1817, o Estado de Nova Iorque oficializou o feriado do Dia de Acção de Graças. Shearith Israel celebrou serviços religiosos em cada ano subseqüente--excepto em 1849 e 1854. Naqueles dois anos, o governador do estado proclamou que o dia era dedicado especificamente a cada “cidadão cristão”, em vez de aos americanos de todas as fés. À excepção destes dois anos, o Dia de Acção de Graças foi sempre dedicado a todos os americanos, cada um de acordo com sua própria fé.

Ouve-se às vezes em círculos judaicos ortodoxos que o Dia de Acção de Graças é “um feriado não-Judaico” e não deve ser observado por judeus religiosos. Esta visão é historicamente errada e moralmente duvidosa. O Dia da Acção de Graças é um feriado nacional americano para todos os residentes dos Estados Unidos, de todas as religiões. Os judeus participam na Acção de Graças desde o início da história dos Estados Unidos. Este feriado nacional pertence tanto aos judeus como a todos os americanos. É completamente apropriado que os judeus se juntam aos seus concidadãos americanos na observação de um Dia de Acção de Graças ao Todo Poderoso por todas as bênçãos que teve por bem dar a este país. Os judeus, em particular, têm muitas razões para agradecer a Deus por todas as oportunidades e as liberdades que lhes foram concedidas nos Estados Unidos.

Na sua famosa carta à comunidade judaica de Newport em 1790, o presidente Washington escreveu: “Possam os filhos de Abraão que habitam esta terra continuar a merecer e a apreciar a benevolência dos seus concidadãos--enquanto cada se sentar em segurança na segurança sob sua própria videira e figueira e não houver ninguém para incutir-lhes o medo.” Estas são palavras que expressam o espírito americano no seu melhor, pelas quais devemos estar gratos.

Feliz Dia de Acção de Graças.
Fonte: saudades-sefarad • Portuguese-Jewish history, culture, genealogy. & Anusim. A forum for discussion and debate - http://groups.yahoo.com/group/saudades-sefarad/message/41550 e http://www.saudades.org/ (SAUDADES - os próximos 500 anos)

Sem comentários: