terça-feira, 8 de julho de 2014

Trazido da Rádio Condestável com a devida vénia

CERNACHE DO BONJARDIM – Encontro de gentes do IVS marcado com inauguração de monumento - 08-Jul-2014
Três pilares sustentam um livro aberto representando todos os funcionários, professores e alunos que já passaram pelo Instituto Vaz Serra, em Cernache do Bonjardim. O monumento de homenagem a estes foi inaugurado no passado sábado, por ocasião da realização do primeiro convívio de todos os que passaram por aquela escola desde 1950. Entre abraços de reencontro e salvas de saudade, ficou vincada a marca de uma escola, “baluarte da educação e da cultura em toda a região e país”, que continua a formar valores e revê com orgulho o seu passado, como fez questão de realçar Carlos Miranda, atual Diretor Pedagógico. “Queremos que os alunos de hoje tenham nos de antigamente um exemplo e uma referência”, salientou.


A saudade pelos que já partiram foi deixada pela aluna nº8, Cesaltina Leitão e a homenagem a Libânio Vaz Serra por ter edificado tal casa “formação de homens e mulheres” foi referida pelo aluno nº445, de nome João Nunes. Este fez questão de recolocar na ordem do dia a ideia da Fundação Libânio Vaz Serra e lançar a possibilidade de em Cernache passar a existir uma incubadora de empresas.  


Sem alunos não há escola e para este ex-aluno, agora na faculdade, “é preocupante ouvir falar de alargamento de escolas, quando no IVS ainda há espaço para receber mais alunos”.


Presente nesta sessão esteve também Cláudia André, vereadora da educação na autarquia da Sertã. Esta veio a Cernache reiterar o “orgulho que o concelho tem nesta escola”, relembrando também a visão do seu fundador e os cargos importantes que ali começaram a ser formados.


A certeza de que dali saíram grandes homens e mulheres foi atestada pelo presidente da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, Diamantino Calado Pina. “Todos os que daqui saíram vingaram na vida e são uma referência”, sublinhou o autarca. 


A ideia de reunir e homenagear partiu, há uns tempos, de Carlos Miranda mas a concretização do "sonho" coube Filomena Bernardo, secretária da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais. 



Neste dia ficou igualmente assente que o primeiro fim-de-semana de julho passaria a ser como o deste ano, no sentido de fazer um convívio cada vez maior. Marcam presença neste encontro cerca de 90 pessoas.  

Nota de rodapé: O blogue Instituto Vaz Serra - Antigos Alunos tem uma dívida de gratidão para com Filomena Bernardo, secretária da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais por ter fomentado a inauguração do nosso Monumento. Bem hajas!


Sem comentários: