quarta-feira, 13 de abril de 2011

Crónica semanal do António Mendes Nunes (IVS nº 14)

Revista universal


por António Mendes Nunes, Publicado no Jornal I, em 13 de Abril de 2011

A "Revista Universal Lisbonense", que se publicou em Lisboa em meados do século xix, merece referência especial entre as muitas que existiram na capital. Funcionou na Rua da Horta Seca, no n.o 20 (num prédio que já não existe e onde está hoje a Casa da Imprensa). Saía à quinta e era chegava a todo o país, pelo correio (a Trás-os-Montes ou ao Minho uns quatro dias depois, mas em Lisboa nunca era entregue em casa dos assinantes depois das 11 da manhã).

Tinha arroubos enciclopédicos, pois no cabeçalho apresentava os assuntos de que tratava, nada menos do que crónica judicial, artística, científica, literária, agrícola, comercial, industrial e económica de todo o mundo. As notícias lá de fora eram tiradas de outros jornais, só às vezes com citação de fonte, ou, o que era mais comum, sem qualquer indicação para além de iniciais, nomeadamente as mais fantasiosas, com no primeiro número, de 1 de Outubro de 1841, que noticia que um militar alemão inventara um método para andar sobre a água, sem o auxílio de qualquer aparelho, ou que um francês residente em Portugal tinha descoberto um método barato e eficaz de fazer papel de qualidade a partir de estrume de cavalo. Não faltavam os crimes cometidos em Lisboa, o tempo, os espectáculos da capital e, pasme-se, todos os livros que se encontravam no prelo. A isto não deve ser estranho um dos seus redactores: Feliciano de Castilho. Fechou em 1849 e boa parte dos seus exemplares estão digitalizados em http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/OBRAS/RUL/1841-1842/1841-1842.htm.



Editor de opinião

1 comentário:

Valter Correia disse...

boas

tenho um site e gostava de criar uma parceria. apesar de tratar de futebol, a parceria poderia ser benéfica para os dois lados

veja aqui: teoriadofutebol.webs.com

agradeço resposta

abraço