quarta-feira, 2 de março de 2011

Namoro do Rossio

por António Mendes Nunes, Publicado em 02 de Março de 2011


A beleza rodeia-nos e nós passamos por ela quase sempre sem a ver. Porque vamos apressados, porque nos habituámos a ver sem atentar nos pormenores, porque sim.

Há dias, na internet, dei de caras com uma boa fotografia de um pormenor de uma das fontes do Rossio, da autoria de Nuno de Sousa e vi duas figuras mitológicas unidas por uma cumplicidade que se adivinha, parecendo namorar. Estas fontes, colocadas na que já foi a praça mais central de Lisboa, datam de 1889 e foram colocadas no sítio onde existiam dois poços abertos em 1837. Tentei esmiuçar um pouco mais a sua história, mas ainda não encontrei grande coisa. Sei que foram mandadas fazer em França, na fundição de Val d''Osne, na região de Champanhe-Ardenas. Esta fundição que fez muita obra em ferro fundido para toda a Europa laborou entre 1836 e 1986. Não sei quem é o autor das estátuas, mas poderá ter sido o escultor Charles Lebourg, um dos artistas que trabalhou para Val d''Osne e utilizou a mesma figuração romântica no arranjo das figuras mitológicas que idealizou para as célebres fontes Wallace, espalhadas por Paris, pelo Rio de Janeiro e, em menor múmero por outras cidades brasileiras e da Europa. As duas fontes do Rossio são constituídas por uma bacia de pedra de cantaria, erguendo-se no meio um grupo de figuras sustentando duas ordens de taças. Cá em baixo quatro sereias seguram cornucópias que jorram água para o topo. Repare bem nas figuras junto da coluna, o grupo escultórico que acho mais interessante.

Editor de opinião

Escreve à quarta-feira





1 comentário:

Natércia Martins disse...

Numa das minhas idas a Lisboa passei pelo Rossio e vi a fonte a que te referes. Não prestei muita atenção mas não me vai falhar numa próxima ocasião.